Translate the blog to your language!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Filosofia do Kaiso – Doshin So

Torne-se uma pessoa em quem os outros confiem

O símbolo do Shorinji Kempo, o manji, é uma forma que representa a harmonia do céu e da terra, yin e yang, e as ligações verticais e horizontais. Da mesma forma que o nosso símbolo representa tudo isto, a nossas relações com os outros não podem ser meramente verticais. Existem uns acima, nós no meio e outros em baixo. Com as relações horizontais, conosco no meio e outros em ambos os lados, também é bom. À medida que essas relações se espalham para os lados, adquirimos ligações que se estendem infinitamente a outras pessoas em ambas as direcções.

As pessoas tentam muitas vezes dirigir a sua visão apenas para cima e para baixo, acabando por rejeitar todo o tipo de coisas. Enquanto um neto tenta viver a sua própria vida, o avô tenta que ele faça exactamente o que ele lhe diz, mas não é possível. Mesmo os nossos filhos nunca fazem mesmo o que lhes dizemos. Juntar crianças dos outros e ao fim de seis meses ou mesmo vários anos de ensino de Shorinji Kempo, esperar que eles façam tudo o que vocês lhes dizem - é pedir um bocadinho demasiado.

Mesmo eu nunca pedi nada do gênero a qualquer um de vocês. Aconteceu que vocês concordaram com a minha forma de ver as coisas e juntaram-se a mim, o que é bom, mas se eu vos tivesse mandado virar para a esquerda ou para a direita, isso não teria sido bom. Os líderes de Shorinji Kempo devem ter a mesma forma de pensar. O que se quer não são pessoas que façam o que lhes é dito, mas antes pelo contrário educar pessoas que ouçam os outros, é o que procuramos. É tudo uma questão de nos tornarmos pessoas a quem os outros queiram ouvir.

A construção do dojo está a decorrer suavemente e quase no fim. Sabem, para se fazer uma coisa destas, é preciso saber como lidar com as pessoas, e isso significa saber onde encontrar o tsubo (ponto de pressão) para ajudar a fazer o trabalho. Há apenas alguns instantes, estavam a pôr os postes de madeira para as fundações, mas o edifício está numa montanha. Por isso se as coisas não forem feitas da maneira correcta, os postes vão sair do sítio e partir-se. As equipas sem supervisão prosseguirão para o poste seguinte e deixarão aquele que se partiu da maneira que está. Msa o encarregado da obra pratica Shorinji Kempo. Então ele disse, “Vai construir um dojo, não vai? Eu vou tomar conta disso”. E quando um dos postes se partiu, assentamos outro ao lado desse. Nunca lhe pedi que fizesse isso por mim, mas mesmo sem lhe pedir nada, ele quis ajudar. Esses sentimentos irracionais e pessoais de querer fazer algo por alguém ajudam-nos; esses sentimentos transportam consigo um enorme peso.

Posso dizer-vos com orgulho que, apesar de termos dado muito para o trabalho aqui, nós nunca forçámos as coisas. Todos deram se si, e como estávamos todos a gostar do trabalho, conseguimos construir algo. O que pensam acerca de construírem algo assim à vossa volta? Se o fizerem, descobrirão que a vossa vida pode mesmo mudar. No mínimo, não acham que deveriam tentar tornar-se uma pessoa de quem a vossa família, os vossos pais, irmãos e irmãs pensem, “gostaria mesmo de fazer algo para ajudá-lo”. Não gostariam de ser uma pessoa em quem eles confiam?

Doshin So — Outubro de 1969, de uma howa em Hombu Busen

6 comentários:

Littlefair disse...

Gassho Guilherme!

Nice to see your blog! Unfortunately my Spanish is non-existent so I have to stumble through it!

Which dojo do you train at?

Here are details of our dojo:

http://www.tumblr.com/tumblelog/cambridge-shorinji

http://en-gb.facebook.com/group.php?gid=18492732312

Matt disse...

Very cool page! I clicked over from Chris Littlefairs and am enjoying your content, although I did have to use Google translator. I think I understood though.

Guilherme R. Fauque disse...

Hello Littlefair

Thank you a lot!

Don't worry by your spanish... my first language is Portuguese and I cannot speak spanish very well too. Lol

I've been training with Sensei Clóvis Guimarães de Souza - 6ª Dan, a great master here in Brazil.

I was visit your dojo site and blog and liked it very much. We will keep in contact.

Gassho!

Guilherme R. Fauque disse...

Thanks Matt!

Welcome to my blog!

Littlefair disse...

He he...!
I feel a bit stupid now!
:-o

No wonder Google translate didn't make much sense...! Now it makes a pretty good job at translating-I'll circulate your blog around our dojo with a link to google translate!

I'll be dropping by often...

Gassho!

Guilherme R. Fauque disse...

Don't worry my friend... there are a lot of people that think here we talk spanish - lol.

This is a common mistake by english speakers.

I have a blog about philosophy and some days ago a doctor in philosophy put my blog on your favorites and wrote "blog in spanish" - lol.

See you

Gassho