Translate the blog to your language!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TEMPU NAKAMURA

Nakamura-tempu-doing-calligraphyTempu Nakamura (中村天風)  nasceu em 1876 em Oji, Tokyo, membro da família Tachibana, do clã Yanagawa em Kyushu. Militar ativo no interior da Manchúria durante a Guerra Russo-Japonesa, teve diagnosticada uma tuberculose aguda por um médico do exército que lhe deu seis meses de vida. Frente a frente com uma doença terminal, Tempu viajou pelo mundo em busca de uma "forma verdadeira de viver", explorando a ciência, a filosofia, religião e umas tantas outras disciplinas. Incapaz de encontrar o que procurava, de volta ao Japão, conheceu o filósofo iogue Kaliapa e seguiu para o Monte Kancheqjunga, nos Himalaias Hindus para viver uma vida de contenções, onde chegou ao estado de iluminação.

Ao retornar ao Japão, participou da Revolução Shingai. Depois empreendeu alguns negócios, mas em 1919, abandonou completamente sua posição social para usar sua experiência no caminho da iluminação e voltou à saúde para prestar alívio aos outros e ao mundo, fundando o Toitsu Tetsuigakkai. Tempu dava sermões toda manhã nos parques Ueno e Hibiya e sua organização foi oficialmente reconhecida em 1962 sob o nome de Tempukai. Tempu Nakamura faleceu em 10 de dezembro de 1968, aos 92 anos.

Alguns ensinamentos de Nakamura, tirado do livro “Segredos do Budo”, de Jonh Stevens (org):

O que há de mais importante para um ser humano não é o que ele ou ela tem entre as orelhas; é o que está no seu coração. Se o espírito for forte, pode realizar qualquer coisa.

Você só vive uma vez. Mantenha-se no presente. O passado já se foi, e o futuro é desconhecido.

Não tente remover todas as suas paixões. As paixões fazem nascer a atividade heróica. Realize sua paixão e isso lhe trará felicidade.

Não pense no trabalho -  qualquer trabalho – como um dever. Se for um dever, ele vai se tornar um fardo. Como você transforma um fardo num prazer? Vivendo de modo respeitoso, correto, positivo e corajoso.

budo1680Ao levantar-se de manhã, saúde o dia com vigor. Durante o dia, abstenha-se de pensar ou dizer: “estou confuso”, “sou fraco”, “estou triste”, “preciso de ajuda”. À noite, antes de dormir, liberte-se de seus pensamentos de tristeza, raiva ou irritação. Pense em coisas agradáveis.

Não trabalhe demais.

Reflita constantemente sobre o estado de sua mente.

Aproxime-se dos outros de uma maneira clara e positiva.

Seja sempre agradecido, honesto, gentil e agradável.

Fale de modo verdadeiro e honesto.

O corpo e a mente forma uma única entidade; a vida segue leis naturais básicas que não devem ser violadas. Sua atitude em relação à vida determina os seus resultados.

A melhor atitude fundamenta-se em respeito, coragem, verdade e pureza.

Alimente-se da energia vital sendo saudável, corajoso, decidido, determinado e vigoroso.

Nenhum comentário: